O T-27 Tucano é um treinador turboélice que inovou o mercado ao introduzir, entre outras novidades, assentos ejetáveis Martin Baker BR8LC em seu equipamento. Sua cabine é muito avançada para um avião de treinamento básico e visa a familiarizar o Cadete, antecipadamente, com os controles dos caças a jato. Operados como treinadores em Pirassununga, na Academia da Força Aérea, os Tucanos da FAB também equipam Esquadrões de Ataque ao Solo, na sua versão designada AT-27.
Além das missões de Treinamento e Ataque, os Tucanos são utilizados pela Esquadrilha da Fumaça em exibições no Brasil e no exterior. É produzido sob licença na Inglaterra pela Shorts Brothers, recebendo o nome de Shorts Tucano e também pela Aol de Kadar, no Egito. O Tucano ocupa de forma brilhante a posição mais destacada no mercado internacional de aeronaves treinadoras básicas, pelo seu alto desempenho, segurança e robustez.>
DESCRIÇÃO TÉCNICA
País de Origem: BRASIL
Fabricante: EMBRAER
Tipo: Avião de treinamento e ataque ao solo.
Motor: 1 Pratt & Whitney PT6A- 25C turboélice de 750 SHP
Velocidade Máxima a 3050M: 457 Km/h
Alcance: 2212 Km
Peso Vazio: 1810 Kg
Máx. Decolagem: 3175 Kg
Envergadura: 11,14 M
Comprimento: 9,86 M
Altura: 3,40 M
Área de Asa: 19,40 M2
Armamento: Pode levar tubos para foguetes e bombas em 4 pontos sob as asas
Tripulação: 2
Operadores: Brasil, Paraguai, Iraque, Egito, Inglaterra, França, Honduras, Argentina, Colômbia, Venezuela, Peru e Katar.
EM ATIVIDADE NA FABv NOS ESQUADRÕES
1º EIAv “Cometa” na versão T-27