O que é o Programa Antártico Brasileiro – PROANTAR
O Programa Antártico Brasileiro – PROANTAR completou 30 anos, ao longo desse período permitiu a formação de centenas de cientistas e um vasto acervo de estudos em diversas áreas do conhecimento.
A presença brasileira na Antártica culminou, em 12 de setembro de 1983, com a inclusão do País no seleto grupo de Membros Consultivos, colocando-o em posição privilegiada no cenário global e em condições de participar ativamente das importantes decisões sobre o futuro do Continente Gelado.
Nas suas três décadas, o PROANTAR pôde realizar uma média anual de vinte projetos de pesquisas nas áreas de oceanografia, biologia, biologia marinha, glaciologia, geologia, meteorologia e arquitetura, além de permitir à Marinha do Brasil, com o apoio da Força Aérea Brasileira, realizar uma das maiores operações de apoio logístico, em termos de complexidade e distância.
A FAB, por meio do 1º/1º Grupo de Transporte, que tem como uma de suas missões: apoiar o PROANTAR no continente antártico, proporciona suporte essencial ao Programa, com o transporte de equipamentos, material e pessoal, durante todo o ciclo das Operações Antárticas, por meio das aeronaves C-130 – Hércules.
VIRTUAL:
No âmbito virtual a FABv vai realizar a partir do dia 11 de Janeiro 2013 a MISSÃO ANTÁRTICA VIRTUAL, será uma missão de dez dias com saída do Rio de Janeiro(BAGL) e três paradas operacionais, 1° Pelotas no Rio Grande Do Sul a 2° Punta Arenas no Chile e a 3° Isla Rey Jorge no Chile.
Uma das principais dificuldades encontradas nessa missão é a distancia percorrida, cerca de 6000 NM entre ida e volta, a outra é o pouso em condições adversas com pista curta e congelada não havendo margens para erros.
Ser piloto da Missão Antártica Virtual é um orgulho para quem serve no Esquadrão Gordo Virtual, já que é o último grau que se atinge na operacionalidade do esquadrão.
Somente o C-130, entre as aeronaves da FABv, tem hoje condições de operar na Antártica, e somente o 1°/1° GTv realiza estas missões, o 1°/1°GTv (GORDO) orgulha-se de ser o único esquadrão virtual preparado para estes tipos de missões.
“Primeiro Esquadrão, uma Equipe, um Coração!
No Gelo, no REVO, na Busca! GORDO! GORDO! GORDO! ”
Gabinete do Comando da 5ª FAEv