Um dos maiores êxitos da aviação civil e militar brasileiras – verdadeiro best-seller- , o Bandeirante partiu de um ambicioso projeto do Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento (IPD) do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) na década de 60, tornando-se o ponto de partida para o incrível sucesso de nossa indústria aeronáutica, tanto no Brasil quanto no exterior.
O Bandeirante efetua missões de transporte de cargas leves e de passageiros, além de lançar pára-quedistas em missões de infiltração ou de salto livre. Sua versatilidade permite também a participação tanto em operações de busca e salvamento, quanto para aferir equipamentos dos aeroportos. O R-95, equipado com uma câmera Zeiss, executa missões de reconhecimento fotográfico e aerofotogrametria. Utilizado nas pinturas branca e camuflada, o Bandeirante é presença constante em praticamente todos os aeroportos brasileiros.
DESCRIÇÃO TÉCNICA
Código / Nome: C-95/EC-95/SC-95/XC95 Bandeirante
País de Origem: Brasil
Fabricante: EMBRAER
Tipo: Avião de transporte médio
Motor: 2 (Pratt & Whitney, Canadá PT6A-27, turboélice de 680 SHP)
Velocidade Máxima: 452 km/h
Autonomia: 1.900 km
Peso Vazio: 3.402 kg
Máx. Decolagem: 5.600 kg
Envergadura: 14,22 m
Comprimento: 15,33 m
Altura: 4,73 m
Área de asa: 29 m2
Tripulação: 3
Operadores: Brasil, Chile, Gabão, Uruguai, Cabo Verde e Colômbia
EM ATIVIDADE NA FABv NOS ESQUADRÕES
1º/5º GAv “Rumba”, 7º ETAv “Cobra”