Ponta Pelada, 12 de outubro de 2011, ao som da sirene, alerta é acionado para o Esquadrão Pacau virtual, dois vetores que estavam em prontidão, decolaram de imediato em resposta a Defesa Aérea de Manaus…
Destino… Base Aérea de Boa Vista, 362 nm de distância, após decolagem o lider do Pacau de Espadas é informado do objetivo da missão, identificação de aeronaves no solo da Base Aérea de Boa Vista, sem informação de intenções e sem contato com Defesa Aérea Brasileira virtual.
Após 21 minutos em velocidade supersônica autorizada pela Defesa Aérea, o esquadrão Pacau de Espadas chega a Boa Vista, passando a realizar identificação das aeronaves em solo, efetuando várias passagens baixa sobre a pista.
Feito identificação e contato com aeronaves em solo, foi conhecida a intenção das mesmas, por serem aeronaves militares da Força Aérea Venezuelana virtual, os mesmo foram orientados a comunicarem sobre operações em solo brasileiro e escoltados até a fronteira brasileira.
Exercício de grande importância aos pilotos de caça, para o aprimoramento das técnicas de interceptação, identificação e escolta… Á La Chasse !
Missão cumprida…
Participaram da operação:
Defesa Aérea – TC Av virtual Seara
Esq. Pacau virtual – Líder Maj Av virtual Marcelo e Ala Ten Av virtual Bacarissa