1. Ingresso:
1.1. Ter no Mínimo 30 horas de voos On-line pela rede VATSIM.
1.2. Alistamento;
1.3. Convocação para o teste de admissão;
1.4. Teste de admissão;
1.5. Convocação para comparecimento aos treinos.
2. AFAv – 2º EIAv – Esquadrão “Apolo” – Ciclo Básico:
2.1. Treinamento primário Teórico – Conceitos teóricos sobre o T-25 (comandos e performance); Rádio-comunicação; Rádio-navegação; Análise de cartas aéreas; METAR; Regras de vôo VFR e IFR; Espaço aéreo (controles, limites, aerovias); Plano de vôo (planejamento e preenchimento); carregamentos (balanceamento de cargas); Ordens de treinamentos (briefings); Controle de combustível (planejamento), Regulamentos da VSOA, da rede VATSIM e FABv;
2.2. Treinamento prático inicial (paralelo ao treinamento teórico) – Acionamento do vôo; Acionamento de motores; Taxiamento; Vias de aeródromos; Regresso; Corte;
2.3. Vôo de instrução básica (paralelo ao treinamento teórico) – Circuito de tráfego; navegação em condicções visuais (VMC); Vôo VFR; Relevo; Conversão Operacional em aeronave a pistão;
2.4. Manobras básicas de vôo (paralelo ao treinamento teórico);
2.5. Manobras básicas evasivas e acrobáticas (paralelo ao treinamento teórico);
2.6. Navegação básica de vôo – Navegação a baixa altitude (NBA); Controle de combustível (rendimento); METAR; Consciência situacional (paralelo ao treinamento teórico);
2.7. Vôos básicos em formatura (paralelo ao treinamento teórico);
3. AFAv – 1º EIAv – Esquadrão “Cometa” – Ciclo Avançado:
3.1. Treinamento tórico primário – Conceitos teóricos sobre o T-27 (comandos e performance); (balanceamento de cargas); Ordens de treinamentos (breifings); Controle de combustível (planejamento), Regulamentos da VSOA, da rede VATSIM e FABv;
3.2. Conversão Operacional (CO) em aeronave turboélice (paralelo ao treinamento teórico);
3.3. Navegação; Manobras; Perdas (paralelo ao treinamento teórico);
3.4. Navegação em condições não-visuais (IMC); Vôos IFR; Vôos noturnos (paralelo ao treinamento teórico);
3.5. Vôos em formatura (elemento) (paralelo ao treinamento teórico);
3.6. Reconhecimento aéreo (visualização de alvos) (paralelo ao treinamento teórico);
3.7. Cheque preparatório (paralelo ao treinamento teórico);
3.8. Planejamento e execução de vôo completo;
3.9. Formatura no CFOAv.
Os treinamentos são realizados toda a terça e quinta das 20 hs ás 23 hs (horário de Brasília), com a presença de controladores militares da FABv e instrutores da AFAv.