A FABv (Força Aérea Brasileira virtual) surgiu da idéia de alguns membros da rede de simulação de voo no Brasil, amantes da aviação militar, que sentiam falta de uma VA(Virtual Airline) para simular esse ambiente.
Decididos a montar a FABv na VATSIM, entraram em contato com sua diretoria no Brasil para que fossem tomadas as medidas nescessárias para implantação dessa nova VA, concretizada em Novembro de 2005 pelo então Major Aviador virtual Ely que convidou mais dois outros pilotos militares virtuais para auxiliá-lo na operacionalização da FABv.
Foram convidados os então Tenentes Aviadores virtuais Marcus e Pantoja, que ficaram responsáveis pela estruturação e adestramento da primeira turma da FABv (Academia da Força Aérea virtual) na VATSIM Brasil – VATBRZ, porta de entrada dos que quisessem ingressar na FABv como piloto.
Em Janeiro de 2006, o Maj Ely convidou outro menbro para participar da FABv, porém como controlador militar virtual, o então Terceiro Sargento virtual Seara, que ficou responsável pela montagem e preparação da EEARv (Escola de Especialistas da Aeronáutica virtual), porta de entrada para os que espiravam ser controladores militares na FABv.
Iniciavam-se assim, em Abril de 2006, as primeiras turmas de cadetes na AFAv e de alunos na EEARv. Nascia oficialmente o Grupo de Operações Especiais na VATSIM – a nossa FABv.
O curso na AFAv durou aproximadamente cinco meses e na EEARv seis, pois, desde o seu início, a FABv primou por um trabalho bem feito com ênfaze na preparação adequada dos seus quadro. No dia 20 de setembro de 2006 foi formada a primeira turma da AFAv, turma essa que composta pelos então Cadetes Aviadores virtuais Mello, Rocha, Mulhmann e Oliveira, todos sob a arguta supervisão dos intrutores Pantoja e Marcus. Também no mês de setembro, foi formada a primeira turma de Especialistas virtuais, tendo como formados os Cabos virtuais França e Fransesconi, a cargo do instrutor Seara
Onde Estamos
Hoje, a FABv conta com suas duas escolas para cursos básicos – AFAv e EEARv e três unidades virtuais de treinamento avançado – JOKERv (Caça), RUMBAv (Transportes) e GAVIÃOv (Rotativas), todas em funcionamento e aptas a receberem os que aspiram os treinamentos nas unidades operacionais na Força.
A FABv é sinônimo de respeito ao treinamento e dirvisão com responsabilidade, agora em processo de estruturação operacional por parte de seus integrantes já sendo visível o empenho da maioria na consolidação das metas e objetivos propostos, tentando reproduzir ao máximo possível o realismo do ambiente militar, utilizando tudo que o simulador permite, tanto para os voos quanto para os controles.
A base da FABv é calçada em um espírito de companheirismo e amizade, onde cada membro sabe que o trabalho que ser feito dentro da cultura organizacional estabelecida, e sente parte dessa jovem, porém unida, família. Aqui, a interação entre todos os membros, sejam eles oficiais ou alunos, é constante e é isso que torna mais forte a cada dia, em um regime de autonomia e apoio à sua consolidação.
Por filosofia nossa, procuramos manter a sinergia de cada grupo com uma formação continuada, ou seja, toda a turma caminha junta, procurando um ajudar o outro, mas deixando margem para que cada um faça sua auto-avaliação e busque na pesquisa, estudo e troca de experiências a melhor forma de aprimorar seus conhecimentos aeronáuticos virtuais.
Entretanto, a FABv não tem mais seu foco em apenas na formação de pilotos e controladores virtuais, mas principalmente na gestão do conhecimento, tendo como marco o desenvolvimento e a implementação do Sitema Integrado de Gestão – SIG. Este sistema proporciona um gerenciamento do profissional dos meios de administração da Força, seja em relação aos materias disponibilizados aos alinos, seja aos processos de acompanhamento e controle pelos intrutores e comandantes.
Além disto, tem a Força se empenhado cada vez mais em estabelecer os critérios de atuação dos membros no ambiente virtual, regulamentando-os através das diversas Instruções Normativas – IN de forma a ter com clareza as responsabilidades que temos com todos os que aqui adentram almejando um ambiente organizado.
Ao mesmo tempo, a FABv pauta suas deliberações e decisões em colegiados, preservando o espírito da democracia, como forma de firmar o conceito de compartilhamento das mesmas, através das reuniões e votos, não deixando que apenas um ou dois membros definam o que é melhor para o grupo.
E ainda, é patente cada vez mais a organização e execução das diversas rotinas das atividades desenvolvidas pela FABv distribuídas pelas unidades operacionais de vôo e controle, além do aprimoramento em suas diversas operações e encontros, eventos oficiais na VATSIM e pelos convites que recebemos de outras organizações virtuais para participações em suas comemorações.
Para Onde Vamos
O caminho que a FABv tem firmado é o da formação continuada dos seus pilotos e controladores, se estrurando paulatinamente nas diversas necessidades da Força. Dizemos sempre aqui entre nós “um passo de cada vez”. O primeiro foi dado pelo ideal estabelecido em 2005, os outros estão sendo dados em nosso presente e futoro, pois afinal, estamos neste momento no presente de nosso futuro.
Todas as ações visam ao aprimoramento em missões operacionais: interceptação, bombardeiros, escoltas, reabastecimento em vôo (REVO), patrulha costeiras e de forteiras, alertas, lançamentos de pára-quedistas, ajuda comunitária da Amazônia, busca e salvamento (SAR), transportes diversos, formação de lideres de elemento de esquadrilha, formação de instrutores, controle em sistemas para Defesa Aérea, conversões operacionais de vetores, especialização em tecnolgia(modelagens de aeronaves e cenários, painéis, efeitos, instrumentos, armamentos, etc) e pinturas (texturizações de aeronaves), além das diversas operações conjuntas internas da força (TAC,RAC,RAT,etc) e externas com outras forças (CRUZEX,etc) ou de interação e ajuda internacional.
O nível de realismo desejado é o mais próximo possível porém com o foco na diversão com responsabilidade. Não é nossa intenção forma militares da área da aviação. Nosso foco é justamente conseguir todo a gama de possibilidades que a
simulação aérea pode nos proporcionar. Para isso, contamos principalmente com a falta total de condiconantes limitativos reais, exceto a disponibilidade de tempo de seus membros. Nosso objetivo aqui é seguir o gosto do caminho. Não queremos ser a maior unidade aérea virtual mas uma unidade em que seus membros se sintam integrados aos objetivos e metas.
Temos conhecimento de que o caminho é logo, mas não temos ambição de chegar logo em uma mega estrutura. Não queremos “bombar”, mas apenas prover a todos que ingressem em nossa força o sentimento de estarem felizes aqui conosco,
passando a ajudar a assumir pequenas porções de responsabilidade nessa formação continuada e troca de conhecimentos, mantendo um clima alegre e descontraído, porém atentos a todo o processo.
E é bom lembrar que apesar de simularmos um ambiente militar, não o aplicamos em nossa forma de agir. As patentes e comandos existem apenas por quertões de organização, nicna para promover as “platinadas” ou outra forma de subjulgar seu “colega de armas”. Procuramos ser aqui todos colegas e amigos.
Histórico
O Início