O Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1º/9º GAv), o Esquadrão Arara, foi criado provisoriamente na Base Aérea de Belém, através do Decreto nº 66.371 no dia 24 de março de 1970, sendo transferido para sua sede definitiva, a Base Aérea de Manaus, no dia 17 de abril do mesmo ano. O Esquadrão Arara está subordinado a Quinta Força Aérea (V FAe) e atua em coordenação com o VII COMAR, que também tem sua sede em Manaus, e o COMARA, Comissão de Aeroportos da Região Amazônica.
O Esquadrão Arara é a única unidade da Força Aérea Brasileira a operar as aeronaves De Havilland DHC-5 Buffalo, de fabricação canadense e designados na FAB como C-115 Búfalo. O Esquadrões Coral ( 1º/1º GTT) e o Esquadrão Onça ( 1º/15 º GAv) , operaram anteriormente essas aeronaves. Atualmente os Búfalos realizam missões de transporte de tropas, missões de transporte logístico e de ressuprimento para as unidades da FAB, do Exército e da Marinha do Brasil, principalmente na região amazônica, onde as características de pouso e decolagens curtas dessas aeronaves permitem operar em locais de difícil acesso, onde muitas vezes não existe uma pista para aeronaves do seu porte.
Equipados com dois turboélices General Eletric CT64-820-1 com 2.970 shp e hélices Hamilton Standard de passo constante, os Búfalos tem uma capacidade de carga de 4.000 kg, podendo lançá-las em vôo através de sua rampa traseira. A sua velocidade não é considerada alta, mas a sua robustez e autonomia favorecem a sua operação em regiões como a Amazônia, onde grandes distâncias precisam ser superadas.
Com mais de trinta anos na FAB, os Búfalos se aproximam rapidamente do fim da sua vida útil, estando prevista a sua substituição pelas aeronaves CASA/EADS C295, fabricados na Espanha, que oferecem uma performance superior em muitos aspectos.